DJ Tamenpi

Um dos grandes nomes na cena groove e hip-hop brasileira

O carioca DJ Tamenpi é um dos grandes nomes na cena groove e hip-hop brasileira. Foi residente das principais festas do estilo desde o início dos anos 00' no Rio de Janeiro, como Zoeira Hip-Hop, Back II Black (Bunker 94) e Let’s Hop (Casa da Matriz), além de ser um dos DJ’s precursores das batalhas de MC’s no Brasil junto a Batalha do Real e Liga dos Mc’s.

Desde 2008 morando na capital paulista, Tamenpi faz parte do cast da Chocolate, ao lado de DJ’s como Zegon, Dubstrong e Nuts, e é residente há quatro anos de uma das principais festas de groove/hip-hop da cidade, a 'Groovelicious' que acontece as 5as no Lions Nightclub. É um dos idealizadores e DJ residente da festa 'COLAB 011', considerada uma das principais festas de Bass Music do Brasil, sendo indicada como 'Melhor Festa de 2013' pelo Guia da Folha de S. Paulo. Também está presente na movimentação da nova cena de festas de jazz paulistana com a 'JAZZY' que acontece mensalmente com shows de bandas de jazz brasileiras e internacionais e DJs que tocam vertentes jazzisticas na pista. Além de São Paulo, sua agenda é frequente também em outras capitais do país como Belo Horizonte, Brasilia, Rio de Janeiro, Curitiba, Florianópolis e Goiânia.

Nesse tempo, já tocou ao lado de alguns dos principais DJ’s do mundo como DJ Shadow, Mix Master Mike (Beastie Boys), DJ Nu-Mark (Jurassic 5), DJ Maseo (De La Soul), DJ Craze, Afrika Bambataa, Mad Professor, J. Rocc (Beat Junkies), Questlove (The Roots), Quantic (UK), entre muitos outros. Ainda tem no curriculo turnês internacionais pelos Estados Unidos, Austrália e Nova Zelândia, tocando em festas como a The Do-Over, Funkmosphere, Bodega, Long Beach Funk Festival 2012, Splore Festival 2014.

Multiplicando suas funções dentro da cena, Tamenpi é um dos jurados oficiais do ‘Red Bull Thre3Style World DJ Championships’ no Brasil, um dos principais campeonatos de DJs do mundo que conta com vinte países em competição e, desde 2012, assina as trilhas dos desfiles da estilista Juliana Jabour no SPFW ao lado de seu coletivo Sound Proof.

Fora da noite, Daniel Tamenpi é referência também como pesquisador musical e jornalista com seu blog Só Pedrada Musical (http://www.sopedradamusical.com), um dos mais acessados e conceituados no Brasil quando o assunto é música negra. Com o Só Pedrada Musical, Tamenpi também promove festas e shows pelo país trazendo nomes relevantes da música atual nacional e internacional como Questlove (The Roots), Quantic (UK), The Budos Band (EUA), Lee Fields & The Expressions, (EUA) Austin Peralta (EUA), Chinese Man (França), DJ Craze (EUA), DJ Revolution (EUA), Cosmo Baker (EUA), DJ Shortkut (Beat Junkies/EUA), Lefto (Bélgica) entre muitos outros.